19.1.12

As estreias da semana: Alcatraz e Smash (impressões)

Photobucket

Essa semana rolaram duas grandes estreias na TV americana. Quer dizer, uma grande estreia e outra que ainda não aconteceu, mas que foi destaque em vários sites sobre séries devido a um download disponível do episódio piloto no ''Itunes''. Estou falando de ''Alcatraz'' de JJ Abrams e ''Smash'' que conta com uma produção de Steven Spielberg.

A primeira, é uma série nova do criador de LOST (não que isso seja bom... ou ruim) e que fala da ilha de Alcatraz, onde existe uma prisão (e de verdade, sabiam?) que desperta a curiosidade de alguns agentes do FBI, quando em uma noite, vários presos e alguns funcionários somem do nada, sem deixar vestígios. Como se não fosse suspense o suficiente, eles reaparecem quase 30 anos depois da mesma maneira como sumiram, sem envelhecer e aparentemente, sem lembrar de muita coisa.

E aí que entra a personagem de Rebecca Madsen (Sarah Jones), uma agente do FBI que acaba se envolvendo de cabeça nos mistérios da prisão, ao descobrir que seu passado também tem a ver com o que aconteceu no dia do misterioso sumiço dos presos e guardas penitenciários. Ela conta com a ajuda de Diego Soto (Jorge Garcia) um escritor e especialista na famosa cadeia situada na ilha de Alcatraz. Ambos acabam fazendo parte de uma divisão do FBI que é especializada em resolver estes mistérios aparentemente, sem solução da ilha de Alcatraz.

Apesar do episódio piloto funcionar bastante, JJ Abrams deixou a série tão caricata ao seu estilo que qualquer comparação dos personagens de Alcatraz com os de ''Fringe'' não são mera coincidência. Partindo da loira, agente do FBI, meio workalick (Hello, Olivia!) com seu novo parceiro, o ''Hurley'' que de tão sem sentido no contexto da série acaba servindo apenas como um alivio ''cômico'' em certos momentos. Parece que JJ criou a série só pro Hurley ter um emprego né?

Photobucket

''Smash'' da NBC, estreou na internet. A emissora disponibilizou o episódio piloto da nova aposta musical do canal de ''The Voice'', no Itunes e se surpreendeu com os bons comentários que conseguiu ao exibir esse piloto. Fica meio difícil falar de ''Smash'', quando o preview liberado a uns meses atrás é basicamente tudo que vimos nesse primeiro episódio. A série é engraçadinha, fofa, com um pé no drama e uma vibe adulta – completamente diferente de ''Glee'', sem comparações, por favor – mas também abusa dos clichês que geralmente habitam essas produções musicais. No comando da série temos Katherine Mcphee (finalista do American Idol), que vive uma garota vinda de Ohaio e trabalha como garçonete, mas tenta a vida como atriz em pequenas audições que arranja.

Ela acaba sendo escolhida para interpretar Marilyn Monroe em um musical sobre a mesma, porém, tem que brigar pelo posto de protagonista com Ivy (Megan Hilty), uma atriz e cantora bem preparada e até mesmo semelhante à Marilyn, fisicamente. A sucessão de clichês é absurda, partimos do ''todos se encatam com a audição da pobre menina vinda de Ohaio que tem pais caipiras e que não acreditam no potencial da filha'', até o famoso ''teste do sofá'' onde a protagonista mostra que é uma mulher de fibra e que não se vende por ''tão pouco''.  É claro que não chega a ser ruim ou não agradar, muito pelo contrário, a série tem potencial para ser uma das maiores da nova temporada, mas é quase impossível comentar esse primeiro episódio sem ao menos rir da sucessão absurda de clichês da produção.

De qualquer maneira, ''Smash'' tem grande potencial de se tornar uma grande novidade neste ano, isso claro, se se desprender de vez dos inúmeros roteiros ''prontos'' de musicais.

Ah, Debra Messing de Will & Grace e Angelica Houston também fazem parte do elenco, o que torna a série ainda mais interessante.

0 Comments: